domingo, 2 de novembro de 2008

Tourist Information 04 - Rio Sol

A Vinibrasil é uma das principais vinícolas da região e, sem dúvida, também uma grande atração turística. Eles produzem o vinho e o espumante Rio Sol, apreciados no Brasil e em vários países do exterior, além de outras marcas menos conhecidas.

Numa área de 200 hectares ficam situadas as plantações (com videiras em diversos estágios de produção), a fábrica (com seus tonéis de aço e máquinas de todo o tipo) e a adega (onde os vinhos mais elaborados descansam em tonéis de cavalho francês).

Por se tratar de uma fazenda, há também uma comunidade que lá vive. E eles contam com casas, capela e escola para aqueles que precisam estar sempre presentes e não podem se dar ao luxo de morar na cidade mais próxima, que é Lagoa Grande. Os demais trabalhadores chegam e vão embora todo dia num ônibus da empresa que faz o trajeto fazenda-Lagoa Grande. Há também uma sede muito bonita, na margem do rio São Francisco, onde são recebidos os hóspedes e visitantes ilustres da fazenda.

Algumas fotos estão aqui: http://www.marcusramos.com.br/riosol/

Para se chegar lá, deve-se sair de Petrolina pela estrada em direção a Recife. Depois de 42Km, você passa em frente a Embrapa e, depois de mais 8Km, você chega em Lagoa Grande, município onde estão localizadas todas as principais vinícolas da região. São, portanto, 50Km de Petrolina à Lagoa Grande.

A partir de trevo de Lagoa Grande, dirija por mais 2Km em direção à Santa Maria da Boa Vista, que é o mesmo caminho para Recife. Quando encontrar uma placa indicando "Vermelhos", dobre à direita. Pronto, você está numa estrada secundária, que segue próximo à margem do rio, e onde estão localizadas, uma após a outra, as maiores vinícolas daqui.

Seguindo em frente por mais 9km, você vai encontrar uma placa com os dizeres "Vinibrasil Rio Sol". Dobre à direita, cruze o mata-burro e entre no clima de fazenda dirigindo por mais 3Km numa estradinha de terra e pedra. Mas vá devagar, pois não é uma boa idéia ter o eixo do comando de válvulas do seu carro partido bem no meio dessa estrada, como aconteceu quando estive lá com o Leo.

Ao chegar na portaria é só se identificar e, naturalmente, dizer que você tem uma visita previamente agendada. Para isso, o telefone que deve ser usado é o 87-3860.1587.

Ótimo passeio e diversão garantida a apenas 64Km de Petrolina. E não esqueça de trazer para casa umas garrafas do espumante rosé que eles produzem. Bem gelado, ele ainda vai se tornar a bebida oficial do nordeste. Delicado e refrescante, vai bem na praia, no sertão, no almoço no jantar ou no happy-hour.

Nenhum comentário: