sábado, 19 de setembro de 2009

Tourist Information 09 - Passeio noturno de barco


Desfrutar de uma noite de queijos e vinhos a bordo de um barco que trafega lentamente pelas águas do rio São Francisco é um passeio que deveria estar na agenda de todo visitante de Petrolina e região.

O barco chama-se Rio dos Currais, e é um daqueles que faz diariamente a travessia entre Petrolina e Juazeiro, ao custo de R$0,80. Mas uma vez por mês, de noite, ele decora e transforma o seu convés superior para uma noite de gala e de confraternização entre os amigos do "Clube do Vinho", que pagam R$50,00 para fazer esse passeio diferente.

Pois é lá em cima, de onde se tem uma linda vista noturna da ponte e das duas margens do São Francisco, com as luzes de Petrolina e Juazeiro, onde são montadas as mesas para os convidados e onde são servidos os pães, queijos, espumantes, vinhos e brandys que garantem uma noite de relaxamento e diversão, especialmente se você estiver acompanhado pelos seus amigos. Os garçons são alunos do curso de enologia do Instituto Federal de Tecnologia do Sertão Pernambucano e por isso, além de muito atenciosos, sabem o que estão servindo e como estão servindo.

Ontem, em particular, o barco não trouxe música ao vivo para bordo, uma vez que na orla de Petrolina acontece o Festival da Primavera, com um grande palco montado junto ao rio, onde todas as noites se apresentam os artistas que animam as comemorações do aniversário de 114 anos da cidade (no próximo dia 21/09/09). Assim, dessa vez fomos embalados pelas águas do rio, pelas ondas do vinho e pelo som ao vivo do grande Geraldo Azevedo.

Por mais de quatro horas se estendeu o passeio, das nove da noite à uma da manhã, quando fomos devolvidos à margem de Petrolina. O embarque para o passeio noturno, no entanto, pode ser feito tanto em Petrolina quanto em Juazeiro, nos respectivos locais de embarque da barquinha que faz a travessia.

Para agendar, deve-se entrar em contato diretamente com o proprietário do barco, Rogério, que atende pelo telefone (74)8805.1809. Não há, inflelizmente, datas fixas para a realização desse passeio, que depende sempre de se conseguir reunir um número suficiente de interessados.

Mas vale a pena ligar para ele com antecedência e manifestar o desejo de subir a bordo. Quem sabe o próximo passeio coincide com o período em que você estiver por aqui, e assim você volta para casa com uma diferente e etílica lembrança do rio são Francisco. E não se esqueça de torcer para que a lua cheia também resolva aparecer.

Nenhum comentário: