sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Tourist Information 14 - São Raimundo Nonato


Provavelmente são dois os principais motivos que levam as pessoas à cidade de São Raimundo Nonato (PI), localizada a 300Km de Petrolina: ou elas moram em uma das 12 ou 13 pequenas cidades da região que dependem de São Raimundo Nonato para uma série de coisas (como banco, correio, insumos, serviços etc) ou então elas são turistas/pesquisadoras e estão indo para conhecer/estudar o Parque Nacional Serra da Capivara e usam São Raimundo Nonato como principal ponto de acesso e apoio ao visitante.

Com apenas 31.000 habitantes, é claro que não se trata de nenhuma metróple. No entanto a cidade apresenta um comércio vigoroso, possui uma grande feira que funciona três dias por semana e desempenha o papel de pólo econômico regional. Além disso, conta com um campus da UNIVASF (Universidade Federal do Vale do São Francisco), onde são oferecidos os cursos de Arqueologia e Preservação Patrimonial (o primeiro no país) e de Licenciatura em Ciências da Natureza.

Outros elementos que diferenciam e destacam São Raimundo Nonato, não apenas no cenário regional mas também no nacional, são o Museu do Homem Americano, já citado em outra postagem, um aeroporto internacional que se encontra em fase final de construção e a Cerâmica Serra da Capivara, que produz artefatos com reproduções das pinturas rupestres encontradas no Parque Nacional e abastece, entre outras, lojas como a Tok&Stok.

Fora isso é uma cidade pacata, servida por um hotel e algumas poucas pousadas. Eu conheço várias cidades que não possuem nenhum semáforo, outras tantas que possuem inúmeros semáforos, mas São Raimundo Nonato é a primeira cidade que eu conheço que possui um único semáforo. Muito curioso, com certeza.

Para chegar lá, deve-se ir de avião até Petrolina ou Teresina. Se a opção for descer em Petrolina, será preciso fazer o sacrifício de viajar de carro por uma estrada de 300Km, em grande parte destruída (veja os comentários em outra postagem). Se a opção for chegar em Teresina, pode-se tomar a BR-020 e viajar os 550Km que separam as duas cidades sem nenhuma dificuldade especial.

Estando em São Raimundo Nonato, seja lá qual for o motivo, não deixe de visitar o Parque Nacional Serra da Capivara. Você nunca mais vai se esquecer do que você vai ver por lá, por mais breve que seja a visita.

Nenhum comentário: