quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Tourist Information 10 - Passeio diurno de barco

A mesma embarcação que faz o passeio noturno (Rio dos Currais, vide postagem abaixo), também faz esse passeio durante o dia. Todo domingo ela parte às 10:00hs da manhã do local habitual (a saída das barquinhas de Juazeiro) e segue numa jornada de subida pelo rio, passando por várias ilhas (Rodeadouro, Massangano, entre outras), até chegar na ilha da Amélia onde é feita uma parada, após cerca de duas horas de viagem, para os passageiros desfrutarem da água cristalina e refrescante.

Nesse meio tempo, pode-se desfrutar da vista das margens de ambos os estados. Pernambuco na margem direita, Bahia na margem esquerda. A alternância de tipos de moradia parece ser a marcada registrada desse trajeto. Belas casas, grandes mansões e lindos jardins decoram as margens em ambos os lados, assim como moradias bem humildes e áreas abandonadas. Eventualmente, um ou outro condomínio de luxo pode ser visto também.

Apesar do forte sol, é possível se proteger debaixo de umas faixas de pano coloridas colocadas na parte superior do barco, onde também estão as mesinhas e os passageiros, que conversam animadamente. Um rapaz acomodado no fundo liga o seu teclado e os seus alto-falantes, e garante o fundo musical da viagem que, dependendo da animação dos passageiros, acaba virando trilha sonora para embalos de um domingo pela manhã.

Ao chegar na ilha da Amélia, mesinhas, cadeiras de plástico e sombrinhas são transportadas pela tripulação para a água e para a areia, e aí você pode se instalar e tomar aquela cerveja gelada com os pés na água fresca. Além da cerveja, a tripulação disponibiliza petiscos e, um pouco mais tarde, um almoço self-service dentro do próprio barco.

O banho de rio nesse trecho é maravilhoso, a água é fria na medida certa e você pode caminhar que a profundidade é sempre pequena. A ilha em si é pequena e não tem muito a ser explorado. Mas se você convencer o Rogério, proprietário do barco, a te levar para um passeio de bote pelas redondezas, você poderá chegar até a desembocadura do rio Salitre, um lugar muito bonito onde a água parece um espelho. Dá vontade de seguir rio adentro para descobrir os seus segredos. De qualquer forma, dá para relaxar bastante, tomar muitos banhos de rio e desfrutar da linda vista durante a permanência na ilha.

Lá pelas 16:00hs, é hora de voltar para casa. Todo o material desembarcado já foi recolhido e estamos prontos para zarpar. Na volta estão todos cansados, pois o sol e a cerveja foram os senhores do dia. Mesmo assim o barco vai animado, a música tocando e, agora, o sol se pondo vai dando o tom quente das cores no final do passeio.

É sem dúvida um grande passeio. Se você estiver com o domingo disponível, não pense duas vezes. Ligue para o Rogério (telefone abaixo) e faça a sua reserva. Por apenas R$25,00, fora o almoço, as cervejas e os petiscos, você vai aproveitar bastante o seu dia, se divertir um bocado e ainda conhecer mais sobre o Rio dos Currais, também chamado de Nilo Brasileiro.

As fotos estão em http://www.marcusramos.com.br/passeiodebarco.

3 comentários:

Carmem Masutti disse...

Amei a dica. Vou fazer definitivamente.

Anônimo disse...

Onde encontro o telefone para reservas?

Marcus Ramos disse...

Aqui você encontra todas as informações: www.barcariodoscurrais.com.br.