quinta-feira, 22 de abril de 2010

Tourist Information 16 - Vinícola Miolo

Situada a cerca de 40Km do centro de Petrolina, seguindo pela BR-235, logo depois de Santana do Sobrado e antes de Casanova, fica a Fazenda Ouro Verde, unidade avançada do grupo gaúcho Miolo no sertão nordestino.

Trata-se de um passeio "must go" para quem vem à Petrolina. O local, que abriga uma imensa área cultivada, uma área fabril, um setor admnistrativo, um estoque e uma linda loja, que não fica a dever para nenhuma outra de nenhum shopping de qualquer cidade do Brasil, é um ponto de visitação obrigatório.

Além da beleza, da limpeza e da organização do lugar, chama a atenção o esmero com que os visitantes são recebidos pelos funcionários da empresa, que ministram uma verdadeira e muito interessante aula de enologia, ao mesmo tempo em que conduzem o grupo no percurso pelas instalações da unidade.

Mas esmero sem organização não seria muita coisa, e lá é tudo muito bem planejado, não sobrando espaço para o improviso. Depois da visitação, são todos instalados num espaço de degustação, dentro da própria loja, onde os copos apropriados para se apreciar cada tipo de vinho já estão assentados nos seus devidos lugares. Tem início, então, o desfile dos produtos que são colocados à disposição dos visitantes, sempre servidos na temperatura ideal.

Enquanto eles são degustados, o nosso anfitrião conta histórias, fala sobre os produtos e ensina a todos sobre a maneira correta de apreciar os vinhos, espumantes, vinhos de sobremesa e brandys ali produzidos. Tudo isso num clima de muita descontração e espírito elevado.

Para visitar, é só telefonar e agendar. Para isso, clique aqui e siga as instruções. Se for de carro, preste atenção, no seu lado esquerdo, logo depois de Santana do Sobrado, num imenso boi zebu preto com os dizeres "Osborne" (a marca do brandy produzido por eles). É só se identificar na portaria e você já estará dentro do mundo dos vinhos. Mas se puder, vá de carona com alguém e fique à vontade para experimentar os produtos, sem se preocupar com o teor de álcool no sangue na volta.

Enoturismo de primeiro mundo no meio do sertão. Não é para qualquer um.

8 comentários:

Carmem Masutti disse...

Querido Marcus,

A correria grande deste semestre me impediu de visitar o teu "charming" blog nos últimos meses, mas continuo fazendo propaganda dele, viu?

Aqui estou eu no Aeroporto de Brasília esperando o vôo para Goiânia (avaliação de cursos pelo MEC) num domingo a tarde e tentando adiantar o serviço, quando sinto uma vontade de ver as novidades do teu blog. Não é que vejo uma maravilhosa descrição da Miolo do Sertão... Lembra que quase fomos juntos no final do ano passado? Que bom que gostou. Eu adoro. Disse a Marcos Lima esta semana que gostaria de ir lá todo mês. Risos. Mas como querer nem sempre é poder... Faz quase um ano que fui por lá. Estou planejando um retorno em breve: talvez neste final de semana. Será o único livre antes do São João.

Tenho um monte de novidades para te contar. Vamos marcar algo neste final de semana?

Estou com muitas saudades de tu, amigo querido. Saudades de Edna, Lino, Edmundo, Rosana. Como estou indo para GO, lembrei deles.

Um forte abraço,
Carmem

Mathilde Molla disse...

Olá Marcus.. parabéns pelo blog.
estou indo para Petrolina em dezembro. preciso de uma informação: é possivel visitar a vinicola da miolo (ou outra) com onibus de linha?
vc recomendaria alguma agencia de turismo de Petrolina q faça o passeio?
tenho buscado essas infos na internet e não tenho achado.
Te agradeço antecipadamente pela ajuda.
um abraço
Mathilde

Marcus Ramos disse...

Olá Mathilde,
Obrigado pelo contato. Eu não conheço ônibus de linha para Miolo, e nem acho recomendável procurar um. O melhor seria você entrar em contato com a empresa http://www.barcariodoscurrais.com.br/ (74-8805.1809, 74-9147.9991, 74-3611.0155 com Luiz Rogério Rocha Pereira) e agendar um passeio de barco, que inclui a visitação na vinícola. Assim você irá aproveitar muito mais a sua estadia. Realmente a região carece de informações sobre as atrações turísticas disponíveis de forma pública. Além da vinícola, a região oferece muitas outras atrações, espero que você aproveite bem a sua viagem. Abraço!

Mathilde Molla disse...

Marcus agradeço imensamente pelas informações.
já mandei um email para o luiz rogério. ir de barco deve ser bem legal e aproveito para navegar no veho chico rsrsrsrs
aproveitando: tem algum centro de artesanato na cidade de petrolina? eu devo ficar so duas noites pois estou indo para Sao raimundo nonato.
mais uma vez obrigada.
Mathilde

Marcus Ramos disse...

Mathilde,
Esse passeio de barco é muito bacana, tenho certeza que você vai gostar. Quanto aos centros de artesnato, você pode querer conferir o Centro de Cultura Ana das Carrancas (http://anadascarrancas.wordpress.com/) e a Oficina do Artesão Mestre Quincas (http://www.petrolina.pe.gov.br/2010/cidade/MestreQuincas.html). Se tiver tempo, há também o Museu do Sertão, em Petrolina, e o Museu Regional do São Francisco em Juazeiro.
Abraço!

Mathilde Molla disse...

Olá Marcus. agradeço pelas dicas. enviei uma mensagem para barca dos currais sobre o passeio pelo rio e visita as vinicolas e até agor anão tive resposta. Voce conhece alguma agencia q faça o passeio de carro saindo de Petrolina? Poderia mepassar? to procurando mas tá dificil achar infos sobre a cidade e passeios. desde já agradeço pela resposta.um abraço Mathilde

Marcus Ramos disse...

Mathilde,
É mais fácil você ligar num dos números que eu te forneci ou que estão no site. Infelizmente eu não conheço nenhuma outra agência que faça esse serviço. Mas pode ligar que você será bem atendida, tenho certeza. Abraço e boa viagem!

Mathilde Molla disse...

Vou ligar sim.
Te agradeço muitissimo pela ajuda.
boa semana
abraço
Mathilde