domingo, 18 de abril de 2010

Fotos do Carnaval

Com algum atraso, afinal de contas o trabalho para editar e tratar as imagens não foi pequeno, eu estou, finalmente, disponibilizando as imagens do carnaval 2010, antes que chegue o carnaval de 2011. São fotos que ainda estão longe de mostrar toda a riqueza e diversidade dessa festa popular, mas que, de alguma forma, passam um boa idéia do que seja esse evento único e tão especial.

As fotos retratam o Galo da Madrugada, megabloco que arrasta mais de 1 milhão de pessoas pelo centro do Recife, o Pátio de São Pedro, as ladeiras e casas de Olinda, o Recife Antigo, as onipresentes sombrinhas coloridas, de todo tamanho e formato, e as gravuras de Joana Lira, marca registrada do carnaval pernambucano. Há também imagens dos shows no Marco Zero, principal palco do carnaval recifense, do Recbeat e da Tenda Eletrônica, ilhas musicais alternativas para os foliões mais ecléticos, dos inúmeros grupos de caboclinhos e maracatús, que mantém viva uma tradição, às vezes secular, com muito brilho e vibração, dos curiosos caiporas, dos poéticos blocos líricos, das deliciosas bandas de pífanos e, é claro, do grande homenageado do carnaval 2010, Getúlio Cavalcanti, cantor e compositor que tanto fez e ainda faz pela justa fama desse festa. Junte a tudo isso as figuras divertidas, a irreverência, a criatividade e o alto astral geral, e a combinação não poderia resultar em outra coisa senão no melhor carnaval do mundo.

Por causa do volume, eu tive que dividir o material em dois:

As fotos estão na mesma ordem em que foram tiradas: o primeiro dia, sábado, dedicado inteiramente ao Galo da Madrugada; no domingo e na segunda-feira, de dia em Olinda e de noite no Recife Antigo; na terça, de dia e de noite no Recife Antigo.

Essa fotos marcam a estréia da minha nova G11, adquirida especialmente para ser a minha companheira de todos os momentos e também para situações como essa, em que a facilidade de transporte e de manuseio do equipamento precisam ser compatíveis com a vontade do fotógrafo de também participar da festa. Por isso, ao invés do tradicional formato 2:3, dessa vez as imagens estão no formato 3:4, um pouco mais quadradas. Espero que o resultado seja apreciado apesar das limitações técnicas da máquina, que tentei compensar no Photoshop.

Se você já conhece esse carnaval, você vai com certeza se identificar com as imagens e trazer boas lembranças de volta à memória. Se você ainda não conhece, pode colocar na agenda para 2011 e ir se preparando, desde já, para uma experiência singular e memorável.

4 comentários:

Robson disse...

Marcus,
Belas Fotos,
Belas Recordações,
Alegria total e como você disse,
o melhor carnaval do mundo.

Abraços

Carmem Masutti disse...

Olá Marcus e Robson,

As belas imagens e o ótimo texto de Marcus descrevem com muita propriedade esta experiência do "nirvana" em Recife/Olinda. Mas só mesmo participando de tudo isso, alguém entenderá o que é o melhor carnaval do mundo: multicultural, democrático, tradicional, inspirador, leve/alegre e maravilhosamente belo...

Abraços

Pedro e mamãe Julianna disse...

Ahh, ver essas fotos deu mesmo saudade dos meus antigos carnavais em Recife/Olinda.

obs: essa foto do post tá o máximo hahahaha

Marcus disse...

Olá Julianna,
Quem já esteve nesse carnaval não esquece nunca, pois as vibrações são todas ótimas. Legal que você gostou da foto, obrigado!