domingo, 29 de agosto de 2010

Tourist Information 17 - Bar e Bode Assado Chico de Rosa

Responda rápido: qual é o restaurante onde você almoça ao ar livre, tão livre e tão inserido na natureza, que camalões, papagaios, cabeças-vemelhas, siriemas, bois, galos e porcos circulam soltos ou estão bem próximos da sua mesa?

Se você respondeu Bar e Bode Assado Chico de Rosa, acertou. Se não respondeu, está perdendo o mais macio e saboroso carneiro de toda a região, entre outras iguarias muito bem preparadas e servidas pelo seu Chico e família. Eu me servi também do feijão tropeiro e da linguiça, que estavam absolutamente especiais. Mas a fartura trouxe ainda a buchada de bode (para quem gosta) e um frango que eu acabei não experimentando.

Seu Chico, avô com sombrancelhas e bigode escuros que chamam a atenção, vive e trabalha nesse restarante rústico com a família, que fica no meio do mato numa espécie de sítio localizado entre Afrânio (~110Km de Petrolina) e Dormentes. Para chegar lá, deve-se dirigir por cerca de 20 Km pelo asfalto a partir de Caboclo (distrito de Afrânio), e depois entrar à direita numa estrada de terra. Depois de uns 2Km de poeira o restaurante deve aparecer à sua direita.

Escolha uma boa sombra de uma das várias árvores de existem no local, coloque a sua mesa no chão de terra, se posicione de frente para a vista do sertão, curta o vento no rosto, encomende a cerveja gelada e deixe o seu Chico cuidar do resto enquanto ele esbanja simpatia para os fregueses/visitantes. Visitantes sim, porque é difícil você não se sentir mais do que um mero cliente nesse lugar. E se você ainda tiver a sorte de ter músicos equipados e inspirados na sua mesa, a ambientação vai estar completa e o prazer desse momento vai ficar para sempre na lembrança.

Nenhum comentário: