quarta-feira, 25 de março de 2009

Carnaval


Com algum atraso, escrevo agora sobre o Carnaval de um mês atrás. Como eu já esperava, foi um grande Carnaval. Começou com o Galo da Madrugada no sábado e continuou com incursões diversas em Olinda e no bairro do Recife (Recife antigo) pelos dias seguintes.

As impressões gerais são as mesmas do ano passado: um show de organização, alegria, cultura, música e diversão. Muita gente, pouca ou nenhuma confusão, o verdadeiro Carnaval Multicultural faz jus ao título.

Olinda é a festa de sempre, mas sempre e cada vez mais com excesso de lotação. Os blocos, as músicas, a irreverência, as figuras e o astral são típicos de lá e fazem parte do patrimônio da cidade. O bairro do Recife tem aquela coisa da mistura de sons, de ritmos, de ambientes, de personagens e de culturas que não existe em nenhum outro lugar. E o Galo é o Galo, não há nem o que falar.

Não conheço os carnavais de outras cidades, mas não hesito em palpitar que o Carnaval de Olinda e do Recife seja o que de mais autêntico, original e animado existe no Brasil atualmente. Quem nunca foi não pode deixar de programar uma visita. E quem já conhece vai pensar duas vezes antes de querer experimentar qualquer outra coisa no lugar.

Fotografar foi uma experiência boa mas ao mesmo tempo extenuante. Não é brincadeira andar com equipamento no meio de tanta gente e tanta confusão, ainda por cima querendo aproveitar a festa e tendo que ficar de olho nas melhores cenas. Mas acho que eu consegui resumir, de alguma forma, os apelos visuais mais marcantes para mim dessa festa tão bonita.

As fotos estão em www.marcusramos.com.br/carnaval2009.

Espero que vocês gostem. Maracatú e Recbeat vão merecer edições independentes futuras, pois tenho muito material ainda para processar.

Um comentário:

Arnaldo disse...

Fui ate a foto de numero 138 procurando pelo Xapolim de Petrolina , nao posso deixar de confessar que senao fosse a qualidade de suas fotografias (elas estao cada vez melhores , fico ate com inveja )eu teria desistido na de numero 20 !!! Cade o homem ??????