segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Bendicht Stoeckli

Depois de vários anos escrevendo sobre a região, a sua cultura e os seus destinos turísticos, eu recebo com freqüência mensagens de internautas que encontram o meu blog por acaso quando estão procurando informações sobre Petrolina, Juazeiro e o Vale do São Francisco. Geralmente são mensagens pedindo informações adicionais sobre trilhas, passeios, hotéis, cidades etc, que eu respondo com grande prazer quando disponho das informações solicitadas. Muitas vezes, são apenas mensagens agradecendo o conteúdo por mim aqui disponibilizado, o qual tem se mostrado de grande utilidade para todos os que programam as suas viagens para essa região.

Bendicht Stoeckli (Benz), um suíço natural de Berna, foi um desses que me encontrou por acaso na Internet e me escreveu algumas vezes pedindo informações. Diferentemente dos demais, no entanto, ele me telefonou quando chegou em Petrolina algumas semanas atrás, e me convidou para jantar. O que se seguiu foram horas de uma conversa animada e extremamente enriquecedora. Tendo morado por 15 anos em Ilhéus, e atualmente morando novamente em Berna com a família, ele fala português fluente, é professor e agrônomo aposentado e aproveita o seu tempo para viajar e conhecer regiões do Brasil nas quais nunca tinha estado antes. Grande conhecedor do nosso país, ele escolheu dessa vez Juazeiro e o Vale do São Francisco e, com grande disposição física e empatia para se relacionar com as pessoas, fez um roteiro de fazer inveja em muito jovem mochileiro e conheceu muita gente também.

Devo dizer que foi um grande prazer conhecê-lo pessoalmente. Mais do que isso, ele é um exemplo por causa da sua energia, do seu desprendimento, da sua curiosidade e da sua alegria de viver. Desejo-lhe sucesso na vida, que muitas outras aventuras e descobertas se sigam, e que ele possa retornar ao Vale do São Francisco em breve. Um forte abraço, Benz!

Nenhum comentário: