terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O mundo gira, a Lusitana roda

O improvável acontece. Nesses três anos em que eu estou morando em Petrolina, eu sempre ouvi muita gente se queixar da inexistência de uma lanchonete do McDonald´s na cidade. Eram pessoas que precisavam controlar a síndrome de abstinência e que, quando iam para Recife ou Salvador, aproveitavam para descontar o atraso, isso quando não faziam encomendas para os amigos viajantes que vinham das capitais. No nordeste, a rede só tinha lojas no litoral, nas capitais. Nenhuma no interior, muito menos no sertão. Eu nunca soube exatamente o motivo dessa ausência, mas sempre fui curioso em conhecer o motivo e imaginava que ele talvez tivesse a ver com as dificuldades no fornecimento de matéria-prima e/ou com o perfil do poder aquisitivo dos potenciais consumidores.

Pois não é que o mundo girou e agora Petrolina recebeu a sua primeira franquia da famosa rede? Depois da loja de Caruaru, inaugurada em 2009, os quitutes do Ronald estão agora sendo também oferecidos na loja do River Shopping desde o dia 27/12/2010. Bom sinal. Sinal que está mudando o perfil de consumo e de serviços da cidade, sinal de que a economia está se desenvolvendo e de que os novos atores estão vendo boas oportunidades de negócios.

Se essa notícia é surpreendente, inacreditável mesmo foi a manchete de que o carnaval de Juazeiro teria sido cancelado pela prefeitura (supostamente por causa de falta de verbas). "Buemba, buemba!", como diria o José Simão. Difícil imaginar que essa cidade baiana, tão festeira o ano inteiro, tão musical, tão intimamente ligada aos valores e à cultura da festa popular, especialmente o carnaval, esse ano vá ficar a ver navios. No ano passado foi em maio, esse ano nem em maio.

Eu normalmente diria que uma decisão dessas seria capaz de provocar uma revolta popular de grandes proporções, com direito à linchamento seguido de enforcamento em praça pública das autoridades responsáveis pela decisão. No entanto, o ambiente está calmo e não há sinais de levante à vista. De fato, o mundo gira e a Lusitana roda. Melhor mesmo é a prefeitura de Petrolina organizar um carnaval não para 300.000, mas para 500.000 foliões, pois ainda acho que Juazeiro inteira vai se mudar para Petrolina durante as festas de Momo. É ver para crer.

Um comentário:

Anônimo disse...

A mcdonalds daki de petrolina não é franquia!é da corporação mesmo!