sexta-feira, 5 de novembro de 2010

É campeão!

Subir no palco da Sala São Paulo para receber o troféu do 52º Prêmio Jabuti pela segunda colocação na categoria Ciências Exatas, Tecnologia e Informática, foi o ponto culimante de um projeto que consumiu mais de 10 anos de árduo trabalho. Compartilhar esse momento com meus familiares, meus colegas coautores e uma platéia lotada, representou um momento importantíssimo e provavelmente único na minha vida.

Subir no palco da Sala São Paulo duas vezes na mesma noite, para receber dois prêmios diferentes pelo mesmo livro, foi uma experiência revestida de forte emoção e imensa alegria. No instante em que o locutor iria anunciar o vencedor do voto popular na categoria não-ficção (em que concorreram os três primeiros colocados de onze categorias distintas), o coração disparava mas eu tinha, ainda assim, a convicção de que Linguagens Formais deveria ter recebido uma boa votação qualquer que fosse o resultado final.

E teve, não apenas uma boa votação, mas a melhor de todas: Linguagens Formais foi o eleito o campeão do voto popular na categoria não-ficção! Além do mérito inerente a esse segundo prêmio, ele também já passa automaticamente para a história do Prêmio Jabuti como o primeiro livro dessa categoria a receber esse prêmio em todos os tempos. Um verdadeiro pioneiro. Para mais informações, clique aqui para ver a foto oficial e aqui para ler a matéria.

Por isso, eu gostaria de agradecer os mais de 5.200 votos que nos permitiram trazer mais esse troféu e esse sentimento de vitória para casa. Agradeço aos familiares, aos amigos, aos colegas, aos alunos, aos ex-alunos, aos conhecidos e também aos desconhecidos que nos honraram com tamanha votação, a qual nos enche, a mim e aos meus colegas coautores, de orgulho e felicidade por representar o resultado de uma campanha vibrante, que se multiplicou de uma forma belíssima e que, pelos números, acabou assumindo proporções que eu mesmo não poderia imaginar até então.

Não bastassem os motivos acima, a noite ainda nos recompensou com um outro feito que eu deixarei anotado na história da minha vida de forma muito especial. Afinal de contas, dividir o palco com o Chico Buarque, detentor do prêmio da votação popular na categoria ficção, coloca Linguagens Formais ao lado não apenas de um outro vencedor, mas também de um ícone, uma lenda, um mito vivo da música, da literatura e da própria história brasileira. Compartilhar com Chico Buarque o prêmio da votação popular é algo que me emociona e me dignifica ainda mais.

Com tudo isso, vou dormir em paz com a sensação de que a missão foi bem cumprida e também de que, afinal de contas, todo aquele esforço, todos os momentos difíceis, todos os momentos de superação valeram a pena e foram muito bem recompensados. Mas ainda assim gostaria de reiterar os meus profundos e sinceros agradecimentos a todos aqueles que contribuíram para que esse sonho se tornasse realidade. Valeu, galera, vocês são demais!!!!!

P.S. Na foto acima, da esquerda para a direita: Prof. Ítalo Santiago Vega (PUC-SP), Arysinha Affonso (Bookman Editora), Prof. João José Neto (Poli-USP) e eu (UNIVASF).

18 comentários:

Tanya_cris disse...

Prof. Marcus,

Parabéns pelo sucesso! Que sua vitória possa atrair novas conquistas.

Abraços.

Anônimo disse...

Eu Já Sabia !!!

hehehehe Parabéns Marcus.

Fico muito orgulhoso em ter você como amigo e companheiro de trabalho aqui na UNIVASF.

grande abraço!

rar

Alberto Guedes disse...

Grande Marcus

estava ontem na Sala São Paulo e te vi, me lembrei da Ericsson e da nossa conversa na FNAC há vários anos. Parabéns. Onde anda? Meus tels 3068-0119, 9275-4553, tronltda@gmail.com. Me passe seus dados para a gente retomar contato. Grandes abraços

Quinha disse...

Marcus

Lembrei de vc e do seu livro ontem. E de todo o tempo que durou para que ele fosse concretizado.
Parabéns, mesmo! Estamos orgulhosos de vc - e Leo, então, nem se fala!

Um abraço

Érica

Italy in Word Cup disse...

Parabéns companheiro!

Uma grande conquista sua, uma alegria nossa.

Anônimo disse...

Olá professor! Parabéns!

Você aparece na duração 54s a 57s do vídeo abaixo:

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1369382-7823-JORNALISTA+EDNEY+SILVESTRE+E+UM+DOS+GANHADORES+DO+PREMIO+JABUTI,00.html

Só pra constar!

Abração!

Militão disse...

Parabéns Marcus!

Ainda pretendo ler este famoso livro!

Grande Abraço!

Robson disse...

Cara, ganhar dois Jabutis numa mesma noite, é realmente para se vangloriar.

Agora, para mim e para você que gostamos muito de música, dividir um palco com este gênio da MPB, Chico Buarque de Holanda, deve ter sido a glória total é de encher de orgulho qualquer um.

Parabéns cara, a torcida foi grande, você merece isso e muito mais. Quem diria que aqueles dias de angústia iam resultar nesta alegria toda.

Estou lhe esperando aqui em Recife para comemorarmos muito, e apenas para usar uma linguagem formal, não venha chorar o "LEITE DERRAMADO", afinal ele estava ao seu lado.

Robson

E aí? pediu o autografo do Chico?

Marcus disse...

Muito obrigado, Tanya!
Abraço,
Marcus.

Marcus disse...

Valeu, Ricardo! Também acho ótimo que estejamos juntos aqui novamente, espero que continuemos assim por muito tempo.
Forte abraço,
Marcus.

Marcus disse...

Beto,
Também tenho ótimas lembranças do nosso convívio anterior. Espero que possamos nos ver em breve e matar as saudades. Te passei os meus dados, mande notícias quando puder. Muito obrigado!
Abraço,
Marcus.

Marcus disse...

Oi Érica,
Realmente, foi uma longa jornada com uma recompensa que eu nunca poderia ter imaginado. Obrigado por compartilhar esse momento.
Abraço,
Marcus.

Marcus disse...

Obrigado "Italy in World Cup" e "Anônimo"!

Marcus disse...

Olá Militão,
Obrigado! Pretende mesmo ler? Que bom! Mas então não se preocupe em comprar, você vai ganhar um de presente.
Grande abraço,
Marcus.

Marcus disse...

Robson,
Só o fato de estar ali do lado dele já foi muito significativo para mim. Receber o mesmo prêmio que ele, então, mais ainda. Não pedi autógrafo nem tirei a foto, vontade não faltou, só faltou mesmo oportunidade.
Obrigado por tudo. A recompensa realmente foi muito maior do que eu poderia imaginar. Me faz achar que, afinal de contas, tudo valeu a pena e é assim mesmo que as coisas acontecem: dando o melhor de si em cada momento e deixando o resto para o futuro decidir.
Vamos comemorar com certeza, na primeira oportunidade. Eu aviso assim que tiver alguma coisa programada para o Recife.
Um grande abraço!

Alberto Guedes disse...

caro Marcus

recebi seus dados. Em breve nos veremos e mais breve ainda nos falaremos. VC tem skype? grandes abs Beto Guedes

Alberto Guedes disse...

vamos nos falar com certeza de agora em diante

Marcus disse...

Beto,
Meu Skype é "mvmramos". Me adiciona e vamos nos falar.
Abs.