sábado, 25 de setembro de 2010

Orquestra Matingueiros do Gil do Hemetério

Que privilégio poder assistir, numa mesma noite, Matingueiros, Gilberto Gil e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, como parte da programação do Festival Pernambuco Nação Cultural.

Os primeiros fizeram uma apresentação impecável, repleta de hits e novas criações, e foram saudados por uma platéia animada e totalmente sintonizada com o grupo. Acompanhando e embelezando ainda mais a festa, um grupo de bailarinos e bailarinas apresentava ótimas coreografias inspiradas na tradição musical nordestina, que é a matéria prima dos Matingueiros.

Gilberto Gil veio com forma e força e forma total, e mostrou energia e competência para manter uma vasta platéia de pé, pulando e dançando ao som das músicas do seu último CD, Fé na Festa, e também de sucessos mais antigos. Acompanhado por músicos de primeiríssima linha, como Toninho Ferragutti e Sérgio Chiavazzoli, ele embalou a noite de luar e festa à beira do rio São Francisco.

Quando os ânimos pareciam esgotados e o cansaço começava a levar parte do publico para casa, depois do show do Gilberto Gil, eis que surge no palco o endiabrado Maestro Forró, com a sua genial Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, para acender o fogo que ainda faltava (!) nessa madrugada de ventos frios. Com a sua animadíssima orquestra, ele tocou de tudo e mais um pouco, não parou de se mexer por um momento, fez caras e bocas, deu piruetas no ar, ficou de cabeça para baixo e manteve o público empolgado e dançando até o último acorde, executado já fora do palco e no meio da multidão que a essa altura também já tinha desistido de ir para casa e não queria mais sair dali.

Foram três grupos tão diferentes, mas ao mesmo tempo com tanta coisa em comum. Seria desnecessário citar a qualidade do trabalho por eles realizado e a animação contagiante de todos eles. Mas acho importante destacar, especialmente, o carinho e a competência que todos eles demonstram na criação, valorização, preservação e divulgação da música nordestina de qualidade. Foi uma noite exemplar e memorável.

Nenhum comentário: