terça-feira, 24 de agosto de 2010

Candomblé do Pai Adilson

Era prá ser uma segunda-feira como outra qualquer, descansando em casa e curtindo as aventuras de Charlie, Alan e Jake (de Two and a Half Men) na TV. Mas o convite para assistir um ritual de candomblé no terreiro do Pai Adilson, no centro de Petrolina, trouxe muito mais conteúdo, cultura e emoção para esse início de semana.

Reunidos para uma celebração conjunta, babalorixás de toda a região (Petrolina, Juazeiro, Serra Talhada etc) se encontraram na noite de ontem para uma grande festa comandada pelo Pai Adilson, na casa desse último. Acompanhados por dois percussionistas de grande competência, que executaram os seus atabaques com muito ritmo e energia do começo ao fim, a festa teve a presença de figuras que eu nem me atrevo a nomear, já que eu não conheço o candomblé, mas entre as quais eu pude reconhecer pais-de-santo, baianas e uma figura estranha, coberta de palha da cabeça aos pés e que não mostrou o rosto em momento algum.

Havia também uma pequena platéia assistindo o ritual, mas ela era bem pequena, provavelmente formada apenas por pessoas próximas do grupo, nessa que foi uma celebração genuína do candomblé regional. Eu, que nunca tinha assistido nada parecido, fui muito bem recebido por todos e vibrei com a música, a dança, a energia, o astral, o misticismo e a magia dessa noite cheia de fluidos. Ao longo de várias horas de atividades, que transcorreram da forma mais prazeirosa possível, eu pude presenciar um ritual pulsante e magnético, com os participantes muito bem vestidos e exalando concentração, carisma e simpatia.

Naturalmente, eu aproveitei bem a autorização para fazer os meus cliques. No começo de forma mais reservada e distante, mas depois já bem à vontade e quase integrado ao grupo que começou com movimentos lentos e foi evoluindo para uma dança frenética, bonita e contagiante. Quando parecia que nada de novo iria acontecer, eis que, já de madrugada, um verdadeiro banquete foi montado no centro do terreiro e aí a coisa seguiu em frente à luz de velas.

E foi nesse momento que eu, de mero espectador, passei a me sentir mais integrado ao grupo quando uma das baianas me serviu uma refeição completa, com quitutes de primeira. Nesse instante eu precisei dar um descanso para a máquina fotográfica, a fim de poder explorar melhor a variedade de cores e sabores que me foram servidos numa folha verde grande e grossa que servia como prato. Eu me deliciei com um bolinho, uma farofa e um acarajé, mas não tive energia para dar conta de toda a fartura que me foi servida. Antes do jantar, eu já tinha passado por outra experiência inédita ao tomar um banho de pipoca ministrado pelo próprio Pai Adilson.

O resultado foi uma noite com poucas horas de sono, mas largamente compensada pelo show de música, dança, cultura, culinária e religiosidade que carregaram as baterias desse paulista que até imaginava que algum dia ainda poderia assistir algo do tipo, mas apenas do lado de lá do rio - nunca desse lado. Gostei, recomendo e pretendo ir mais vezes. Salve o Pai Adilson e todos os demais participantes da festa!

29 comentários:

roberta disse...

Ótimo o seu comentário, a festa realmente foi muito boa e interessante, tudo muito novo para mim também. O nome da grande atração da festa era Babaluaiê - o santo homenageado da noite, que era aquele personagem vestido de palha. O nome, no candomblé, dos percussionistas é Ogan. Um abração, espero ir à outro evento e com certeza lhe convidarei. Beijão

Marcus disse...

Obrigado pelas informações que me faltavam. E até o próximo!

Elder disse...

Um texto escrito de forma coerente e sob o olhar puro no qual todos deveriam enxergar esta religão tão linda que é o candomblé.

Parabéns ao meu padrinho, Adilson d'Oxossi e ao Marcus pela reportagem.

Sou um dos presentes nesta festa.
E encarecidamente gostaria de saber, como poderíamos ter acesso ao restante das fotos?

Anônimo disse...

PRA MIM FOI UM PRAZER SEM TAMANHO RECEBE-LO ASSIM COMO TODOS QUE PRESTIGIARAM AO OLUBAJÉ FESTA EM HOMENAGEM AO DEUS DA TERRA OBALUAYE,PARABENS PELO SEU TALENTO E GRANDIOSIDADE DO SEU TRABALHO ESPERO REVE-LO EM MINHA CASA MAIS VEZES SEMPRE UM ORGULHO RECEBER UM PROFISSIONAL DE TAMANHA GRANDEZA COMO VC...MUITO OBRIGADO E QUE TODOS OS ORIXAS TE GUIEM HJ E SEMPRE! PAI ADILSON DE OXOSSI. AXE

Anônimo disse...

É pai adilso e de veras muito querido pelo seu filhos e amigos uma pessoa que leva seus conhecimetos e ritusais muito a serio uma pessoa que sabe defender sua raça e religiao com fervor nunca participei de algo parecido mais comentam se que tudo e muito envolvente.

um grande a braço!

Makdry disse...

Com certeza, pessoa como essa não se ver; energia, força e muito carisma... Afinal é Ossòssì! Okê Arô odè!!!!!

Abraço grande meu Amigo Adilson, e Asè a essa pessoa incrível que com palavras sensatas soube repassar a magia de um verdadeiro candomblé.

Irlanderson (Juazeiro-BA)

Jean Carrera disse...

Esse é o meu Irmão Pai Adilson, Pai de muitos e querido por todos pela sua sabedoria e carinho.
Um grande abraço Mano e o mundo ainda falará muito de você!!!

Dennis disse...

Meu padrinho realmente é um homem ímpar, um sacerdote como poucos em termos de axé.

Parabéns pelo reconhecimento e ao dono do blog, fotográfo ... vc nos instigou a querer ver o restante das fotos que devem ter ficadas lindas.

Pai Adeilson disse...

como sempre valorizando nossa raiz ketu.homenagiando a terra com um lindo banquete. parabéns continue sempre assim.

Anônimo disse...

Pai adilson é conhecido na região pela sua seriedade com sua religião e o seu trabalho de profissionalismo impar. Além de ter um grande cuidado com cada detalhe, desde o mais simples ao mais elaborado, característica que torna-o original e motivo de inspiração e pesquisa para aqueles que buscam a profundidade com o candomblé e a encontram nos cuidados minuciosos de Pai de Santo. É transmitido também entre seus filhos, filhas e amigos o carisma, a simpatia , a gentileza e o bem estar que se sente ao estar na companhia e na casa deste carismatico Babalorixá. Não é a toa que Petrolina tem se tornado notícia no cenário nacional e até internacional, através do candomblé e do profissionalismo deste Pai de Santo tão compromissado e dedicado á sua religião. Autenticidade , seriedade, simpatia e bem estar são as marcas autênticas da casa de Pai Adilson, que generosamente abre as suas portas durante o ano todo para receber o público encantado com seu trabalho original, detalhista, profissional e minucioso. Uma riqueza cultural e religiosa, cravadas no cenário petrolinense, como uma pedra preciosa. Com certeza, de todos os ãngulos é evento de encher e emocionar nossos olhos... Um espetáculo sem igual !
Pessoalmente, fico feliz pelas marcas autenticas deixadas à minha Petrolina, através do trabalho do Pai de Santo e pelo esmero e capricho tão característicos do amigo Pai Adilson.

Abraço e Sucessos:

Edward Tenório.

crishna kalliane disse...

PAI ADILSON COMO SEMPRE RESPEITADO PELA SUA DEVOÇAO AOS ORISÁS POR SER UM EXEMPLO DE PAI DE SANTO LHE AMAMOS PAI ADILSON BY DOFONA DE YEMONJÁ

kauann disse...

Concerteza um dos mais respeitados Babalorixa de petrolina e regiao, pois bem quem nao conhece Pai Adilson e pq nao teve a oportunidade e nem o prazer de ir no seu Barracao de puro axé onde nosso Pai Oxossi Reina, e pro que falao depe e pq nao tem a capacidade de chegar o q ele e hj.

Anônimo disse...

ATÉ AGORA NÃO VEJO PALAVRAS CERTAS PRA DEFINIR TAMANHA RAÇA, CORAGEM E AMOR QUE DEFINEM ESSE BABALORIXÁ.
O ORGULHO QUE SINTO EM SER NÃO SÓ SEU FILHO DE SANTO, QUE COM SEU AMOR ME ACOLHEU E ME MOSTROU O NOVO SENTIDO DA VIDA, ME CURVO DIANTE DE SUA SABEDORIA E DE SEU PODER,QUE COM SERIEDADE E CARÁTER JA PERCORREU TODO ESSE MUNDO,FAZENDO ASSIM UMA LEGIÃO DE AMIGOS, ADORADORES E FÃS,QUE,COM SEU CARISMA TEM CONQUISTADO.
NÃO PODERÍA SER POR MÃO DE OUTRO PROFISSIONAL A NÃO SER ESSE MONSTRO DA FOTOGRAFIA E DO JORNALISMO QUE REALMENTE MOSTROU AGORA A TODOS QUEM REALMENTE É O PODER EM PETROLINA, REGIÃO E EXTERIOR...MEU PAI E AMIGO UM MUITO OBRIGADO POR TER ENTRADO EM MINHA VIDA ASSIM DESTA FORMA TÃO MARCANTE E DEMONSTRATIVA DE PODER.....UM GRANDE ABRAÇO DE QUEM MAIS TE ADMIRA....

ANDHERSON DE OYÁ ONIRA.

PROMOTER disse...

O CONHEÇO A MUITO TEMPO E SEI DO SEU DOM E CARATER. INCLUSIVE JÁ O HOMENAGEEI ALGUMAS VEZES COM UM PRÊMIO DESTAQUES DE OURO - PELO ILUMINADO TRABALHO QUE REALIZA. GENTE DA GENTE! - RONI FIGUEIREDO.

Shjaron Galvao disse...

Realmente e uma experiência única tive o praser de participar das reuniões na casa do maior Pai Santo do Brasil, e fiquei apaixonado pelo candomblé muito cultura autentica, de uma simplicidade única e tamanha e majestosa dedicação a sua religião Pai Adilson semeia paz e amor a todos que em suas reunião comparece.
Parabéns Pai colhem tudo que plantamos e em seu campo os frutos estão só brotando tem muito, mas!

Do seu filho Sharon Galvão.

Juliana disse...

acredito realmente ser uma esperiência maravilhosa! conheco Pai Adilson e sei que é uma pessoa realmente cheia de forcas e de luz... parabéns!!!!!!!!!! Juliana

Leandro disse...

Pai Adilson!!
Um Pai de Caráter e personalidade forte. É o que faz ser aclamado e respeitado pelos seus filhos, amigos e clientes. Um BABALORIXÁ que faz todos em sua volta se curvarem para ouvir o que ele tem a dizer, sem contar, que, todos o procuram para ter só um pouquinho de sua atenção para ficar ao lado desse grande Pai de Santo e poder chama-lo de meu AMIGO!! torço muito pela sua felicidade e realizações.

Um forte Abraço de seu Amigo!!
Caitano

Marcus disse...

Prezado Pai Adilson,
Mais uma vez eu gostaria de agradecê-lo pela sua hospitalidade e por poder presenciar um momento tão bonito e mágico como foi aquela note. Com certeza aparecerei outras vezes. Com relação às fotos, irei trabalhar nelas assim que tiver concluído um projeto em andamento. Eu o manterei informado.
Um abraço.

Pilatos disse...

De fato a casa de pai adilson possui uma energia magica,que nos emociona e nos encanta a cada toque que ali acontece sou privilegiado em ter a oportunidade de comparecer aquela casa sempre que a festa por la.

joara disse...

bom dia, achei muito interessante os comentarios de vcs. nunca estive me um terreiro e tenho muita vontade de ir. onde fica?

Marcus disse...

Olá Joara,
Obrigado pela visita! Eu estive lá uma única vez, levado por uma amiga. Sei apenas que fica nas proximidades do estádio de futebol, perto de uma grande avenida, mas não tenho o endereço exato. Creio que não deve ser difícil descobrir. Se eu souber eu publicarei aqui, ok?
Abraços.

pai adilson disse...

OLA MEU QUERIDO ESPERO QUE ESTEJA TUDO BEM POR AI COM VC,MAIS UMA VEZ AGRADEÇO POR TUDO E GOSTARIA DE DEIXAR AQUI MEU ENDEREÇo: RUA JOSE FERNANDES COELHO N: 245 CENTRO-PETROLINA-PE CEP: 56.304.390 PROXIMO AO ESTADIO OU RODOVIARIA DA CIDADE. MEUS FONES: 87-8807-2806 UM ABRAÇO E TUDO DE BOM!

Marcus disse...

Obrigado, Pai Adilson! Fica aí a informação, tenho certeza que será útil para muita gente. Um grande abraço!

lanio disse...

ola boa noite!
Primeiro parabeniza-los pela a materia digna de ser. E dar os meus parabens primeiro ao colonista por uma coragem e a bravura de escrever e divulgar uma grande naçao ódara porem pouco respeitada por leigos... em segunda ao babalorisá pai adilson de oxosse, que entre estas, e outras obras que concerteza virao uma repleta saudação... que deus oromila obatala e todos
os deuses da terra o do ar possa lhe conceder todas as energias mundiais para que como eu e outros o mesmo possa sempre nos levantar quando mais precissamos
do seu amigo e filho
gerlanio de oxalá
asé

Marcus disse...

Olá Lanio,
Obrigado pela visita e pelo comentário.
Abraço.

naldo. direto do rio de janeiro disse...

pai adilson, parabéns. que deus e os orixás lhe tragam sempre saude, e sorte. salve pai oxossi.


lembre de mim? naldo irmão da leda. direto do rio de janeiro. um abraço.

NALDO disse...

PAI ADILSON. QUE DEUS E OS ORIXÁS QUE LHE TRAGAM, SEMPRE SAUDE E SORTE. CONTINUE ASSIM SENDO ESTE PROFISSIONAL DE CONFIANÇA. UM ABRAÇO.

NALDO(IRMÃO DA LEDA) DIRETO DO RIO DE JANEIRO.

Daniel Barboza de Souza disse...

Boa noite
Alguém pode me informar o contato de Pai Adilson.

Obrigada

Marcus Ramos disse...

Acho que a maneira mais fácil de entrar em contato com ele é através do Facebook, "Pai Adilson de Oxossi".