terça-feira, 25 de agosto de 2009

Gosta de... música?!?!!?

Uma das coisas mais estúpidas que eu vejo no nordeste, especialmente no interior, é o que se chama por aqui de "som automotivo", termo que designa automóveis de passeio e utilitários forrados de alto-falantes e amplificadores, normalmente ocupando todo o espaço do porta-malas ou do bagageiro, e que transmitem som em altíssimo volume, com potência comparável à dos equipamentos usados em shows ao vivo realizados em locais públicos.

Uso típico: andar por aí com as janelas do carro e a tampa do porta-malas aberto, o som no último volume, e, assim, impor a sua vontade e o seu mau-gosto para pedestres e moradores de casas e edifícios que estejam no caminho. Ou, então, estacionar num local bucólico, como um parque ou uma praça onde exista um bar e um lugar para sentar, e infestar o ambiente com a sua poluição sonora, atrapalhando e geralmente inviabilizando a conversa e o sossego dos outros.

Arrogância, prepotência, falta de educação, egocentrismo e falta de respeito são apenas alguns termos que me ocorrem agora para tentar qualificar os donos e os usuários desse tipo de equipamento. Sem contar, é óbvio, o apurado mau gosto mas escolhas musicais que se ouve por aí. Mas isso não importa e nem faz diferença. Penso que, se existe uma coisa boa nesse tal de "som automotivo", é que a gente pode, com grande facilidade, rapidez e segurança, determinar traços fundamentais da personalidade dos tais "motoristas".

A novidade é que agora não são mais apenas as iniciativas isoladas que contam. A tribo do som automotivo resolveu se reunir e está organizando o 1º Encontro de Som Automotivo, que vai acontecer em Juazeiro nos próximos dias 19 e 20 de setembro, com direito a competições e tudo mais. Não quero nem estar perto e tenho pena de quem não puder se afastar, de preferência para bem longe. Se você estava procurando um bom motivo para viajar nesse final de semana, acabou de encontrar.

2 comentários:

Tiago disse...

Fala ai Marcão, tudo bem contigo?

Nem conseguimos marcar nada quando vc veio para sampa né? A gente marca pra próxima.
E não é só aí que existe esse problema "musical" não. Aqui em Sbc também tem, e todo santo dia depois da meia noite, um idiota aqui da rua passa acordando o bairro inteiro.
Abração e até mais.
Tiago

Marcus disse...

E aí Tiago! Beleza?
Por aqui tudo e ordem, felizmente. Foi realmente uma pena a gente não conseguir se ver, mas no final acabou sendo tudo muito corrido mesmo. As saudades continuam grandes, espero que possamos nos ver em breve. Quanto ao "som", não sabia que por aí também tem dessas coisas. Eu heim?? Ninguém merece...
Grande abraço.