terça-feira, 27 de maio de 2008

Inter-estadual

Já que os meus apelos por companhia no feriado de Corpus Christi não produziram resultado, eu vou tentar começar a campanha do próximo feriado mais cedo.

Junho é mês de São João e, para quem não sabe o que é o São João nessas bandas, eu aviso logo que se trata de uma festa comparável, em termos de grandiosidade e impacto social, ao próprio Carnaval.

Portanto, as inscrições estão novamente abertas. Por favor, não me deixem de novo em casa, trabalhando e estudando durante os 4 dias do feriadão.

E para quem já está ficando desconfiado dessa profusão de feriados, eu posso esclarecer a questão rapidamente. Como se trata de uma instituição federal "regional" (parece que é a primeira do Brasil com essa característica), e não vinculada a algum estado ou cidade, a Universidade Federal do Vale do São Francisco abrange, por enquanto, 3 cidades em 3 estados diferentes (Pernambuco, Piauí e Bahia).

Conseqüência? Qualquer feriado em qualquer uma dessas 3 cidades ou desses 3 estados resulta numa paralisação completa da universidade. Tem a padroeira de lá, a padroeira de cá, e assim por diante. O Corpus Christi, por exemplo, é feriado na Bahia, e não em Pernambuco. Já o São João é o contrário. Na dúvida, paramos em todos eles.

Deve ser o sonho de muita gente. Deve ter alguma vantagem também, em ser uma instituição multi-estadual. Mas, sem dúvida, por enquanto a característica mais marcante dessa "novidade" ainda me parece ser a questão dos feriados. A conferir.

Eu só imagino se um dia criarem a Universidade Federal do Brasil, com abrangência nacional. Acho que não vai ter dia letivo sobrando nem para ministrar a aula inaugural...

Nenhum comentário: